sábado, 13 de março de 2010

Qualidade x Vendas

Existe um entendimento, disseminado em espaços dedicados a discutir sobre quadrinhos, de que o quadrinho nacional não vende bem por uma questão de falta de qualidade.

Este entendimento é no mínimo muito duvidoso. Para ser verdade temos que comparar o mercado nacional com outros e ver se lá o que há de mais vendido corresponde igualmente ao que há de maior qualidade.

Esbarrei com um depoimento interessante:

“Falando estritamente das vendas reais em minhas duas lojas, a Morte do Superman # 75 foi o quadrinho mais vendido de todos os tempos. Quando eu fiz o pedido, eu estava preocupado pensando que tinha perdido a cabeça por ter encomendado tantos exemplares. Então, a primeira edição esgotou em duas horas, e isso porque eu estava limitando o número de cópias que as pessoas podiam comprar. Foi como uma cena de um filme de Zombie, onde cada pessoa no município virou-se e caminhou em direção das minhas lojas ao mesmo tempo.

Eu pedi certamente X-Men # 1 em números comparáveis aos do Superman.

Ainda tenho a maioria das minhas cópias de X-Men # 1 em grandes caixas, várias caixas para uma cada versão de capa. (X-Men # 1 teve 5 capas diferentes)

Tive que comer a maior parte dos X-Men # 1. Rico em fibras, mas você realmente tem de despejar um monte de mostarda sobre eles.” – Depoimento de Michael Tierney para o fórum do site CBGXTRA.com. Confira em: http://www.cbgxtra.com/default.aspx?tabid=42&view=topic&forumid=64&postid=52417

Teríamos que entender que a Morte do Superman, em Superman # 75 é a melhor história em quadrinhos, em termos de qualidade, que se pode produzir. Alguém já leu isso? É realmente excepcional?

Ainda sobre X-Men # 1, e suas capas diferentes, tiveram tiragem de 7,5 milhões de cópias. Uau! Mas pelo visto não tiveram o desempenho de vendas esperado e algumas pessoas começaram a buscar formas alternativas de lidar com o encalhe.



Tenho aqui um exemplar de X-Men # 1, autografado por Jim Lee (isso é o que realmente queria dizer), que não pretendo reciclar! :)

Retornando ao assunto, se qualidade se reflete em vendas então os quadrinhos mais vendidos teriam que ser obrigatoriamente os de maior qualidade. Caso contrário não haveria perfeito espelhamento.

Se não é isso o que ocorre, então há outros fenômenos envolvidos. Que tal observar os 10 comics mais vendidos durante a última década?

Veja novamente a tabela em:
http://lagartonegroblog.blogspot.com/2010/03/as-revistas-mais-populares-da-ultima.html

Posso estar enganado... mas me parece que os mais vendidos são justamente os lançamentos de maior divulgação publicitária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...