quarta-feira, 17 de março de 2010

Recortes sobre mentalidade e ação

Apostando no autor brasileiro
Por ROBERTO GUEDES
http://guedes-manifesto.blogspot.com/2010/01/apostando-no-autor-brasileiro.html
“Evidente que não basta apenas dominar o claro-escuro, a perfeição anatômica, e as angulações excitantes. Na verdade, não vai adiantar nada o pretendente ao estrelato desenhar mangá, cartum, ou ser cópia-carbono do “artista quente” do momento, se não tiver o mínimo de bagagem cultural.”

E a Lei para o Quadrinho Nacional?
Por Gonçalo Junior
http://www.bigorna.net/index.php?secao=guerradosgibis&id=1176871622
“No passado, durante a guerra fria, havia dois inimigos explicitamente polarizados que justificavam a luta dos artistas: os editores e distribuidores americanos com suas máquinas de dominação dos jornais e revistas e, do outro lado, os coitadinhos dos desenhistas e roteiristas brasileiros, sempre vítimas de um sistema esmagador que lhe negava oportunidades - na verdade, historicamente, o que se percebeu e eu já afirmei aqui, foi uma vitimização exagerada e a falta de visão profissional e de competitividade capaz de seduzir os leitores para o lado de cá da trincheira.

[...] Na minha opinião, a questão que poderia ser levantada é deixar essa besteira de lei de reserva de mercado de lado e unir forças para se buscar meios de incentivo à produção e publicação de Quadrinhos brasileiros...”


MATÉRIA: AS TARTARUGAS NINJA - PARTE 1
Por Fabiano da Costa Höltz em 26/12/2006
http://hqmaniacs.uol.com.br/principal.asp?acao=materias&cod_materia=427
“Tendo os personagens principais prontos, os personagens secundários e tudo o mais necessário para uma boa revista em quadrinhos, a dupla ofereceu a sua criação a várias editoras. Todas recusaram. Ninguém acreditou que uma idéia tão absurda pudesse fazer sucesso. Sem o apoio de nenhuma editora, os dois produziram a revista sozinhos, em preto e branco, com a ajuda de um tio de Kevin Eastman, e lançaram no mercado, em 1984, uma singela tiragem de 3.000 exemplares. Logo tiveram que imprimir uma segunda tiragem com 6.000 exemplares, e novamente uma outra com 15.000 exemplares. ”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...