sábado, 6 de março de 2010

Originalidade

Existe muita discussão sobre originalidade envolvendo os personagens de gênero super-herói no Brasil. É um blá, blá, blá terrível. Há muitos mal entendidos, ânimos exaltados e ‘nerdisse’ na flor da pele.

Talvez o problema esteja no foco da questão. A discussão pode ser melhor apreciada ao ampliar a observação sobre a questão da originalidade deste gênero como um todo.


Uma coisa fica logo muito clara, podemos perceber que os quadrinhos, dos considerados bons aos rejeitados de qualquer natureza, exercem influências uns aos outros. Mas seria isso um problema?


Não acho válido afirmar, por exemplo, que o Marvelman de Alan Moore é ruim por não ser puro e original o suficiente ao sofrer influências de coisas que surgiram antes, mesmo que nem todas essas coisas tenham o mesmo grau de sucesso entre si.

Entendo que a própria originalidade do gênero depende dessa miscigenação de influências para não sufocar sobre si mesmo.


Escolhi o Captain Marvel para ilustrar a matéria, pois a influência que ele exerce sobre outras criações é bem direta, mas o mesmo processo pode ser elaborado com qualquer personagem do gênero.


Não me posiciono contra os personagens americanos, apenas alerto para o erro de depreciar os trabalhos nacionais sob ausência de um critério crítico realmente válido. Não acredito que seja papel de fã verdadeiro depreciar seu objeto de fascínio. No lugar disso, se educar na melhor compreensão dos aspectos que envolvem as criações do gênero.


Lembrando que quem trabalha dentro de um determinado gênero tem que respeitar as características do mesmo. As semelhanças que permeiam os trabalhos de um gênero delimitam as suas fronteiras.

Mesmo a mais decalcada das cópias, se bem trabalhada, pode ser mais interessante que o fruto de uma originalidade mal sucedida (ou até mesmo de uma originalidade bem sucedida, por que não?). Ainda assim, acho difícil citar um só personagem dos quadrinhos, de qualquer autor, qualquer tempo, que não tenha sofrido algum tipo de influência em maior ou menor grau.

Um comentário:

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...