quinta-feira, 15 de março de 2012

Concurso “Escola, Roteiro e Cinema” - uma aposta em novos talentos


A Organização dos Estados Ibero-americanos para a Educação, Ciência e Cultura (OEI), em parceria com a Secretaria de Educação Básica (SEB) e a TV Escola, do Ministério da Educação (MEC), está promovendo o Concurso “Escola, Roteiro e Cinema”.

O Concurso consiste na elaboração de roteiros e posterior produção em formato de curtas metragens. O tema do Concurso é “O Lugar onde Vivo”. Podem participar do Concurso os estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das escolas públicas que fazem parte do Programa Mais Educação, do Ministério da Educação.

Mas atenção, as escolas que não fazem parte do Programa Mais Educação não podem participar. Apenas alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) podem se inscrever. Devem preencher a ficha de inscrição on line e anexar os documentos solicitados. Caso a inscrição seja feita pelos Correios, enviar a ficha de inscrição impressa e preenchida, com os documentos exigidos.

O premio é uma viagem para a cidade de Salamanca, que fica na Espanha, em setembro de 2012, com a finalidade de participar do Congresso de Línguas da Ibero-América, onde serão exibidos os curtas vencedores dos países ibero-americanos. Todos os gastos da viagem serão cobertos pela Fundação SM.

As inscrições podem ser feitas pelo site www.oei.org.br ou www.mec.gov.br, pelo e-mail roteiros@oei.org.br, ou ainda pelos Correios, com carta registrada, com Aviso de Recebimento, endereçada à sede da OEI em:

SHS Quadra 6 - Conjunto A - Bloco C - Sala 919
Complexo Brasil 21
CEP: 70.316-109
Brasília/DF

O prazo para a inscrição vai de 5 de fevereiro até 15 de abril de 2012.

.................................


A premiação tem uma página com dicas sobre como desenvolver um bom roteiro: http://www.oei.org.br/concursocinema/dicas.php

Qual o tamanho de um roteiro?

Escrever roteiro em corpo 12, fonte Courier, dá em média de 1minuto de filme rodado por página. Então um roteiro de 4 páginas pode ter entre 3,5 ou 4 ou 4,5 minutos de filme.

Como fazem os roteiristas para contar uma história?

É possível que, em alguma ocasião, as frases apareçam sem muito esforço. Entretanto, no geral, costuma-se pensar a ideia, planejar o projeto, investigar as possibilidades e, finalmente, escrever. Depois, seguramente, corrigem, riscam e voltam a escrever.

Como começar?

É importante ir ao cinema, ver filmes em vídeo com companheiros e com algum professor/a é muito útil. É importante também ver curtas-metragens já que se trata de um formato pouco familiar para todos. É fundamental assistir ao filme juntos e analisá-lo entre si, pois isto ajudará a pensar como se elabora uma história breve para a tela. Analisar a construção das histórias num filme dá indícios para pensar melhor a própria produção.

A História tem uma estrutura?

Existem três partes básicas num relato: a situação inicial, na qual tudo aparece em equilíbrio; o conflito, que rompe este equilíbrio; e a situação final, quando o novo equilíbrio é encontrado (ou não) ou o conflito é solucionado (ou não). Estas partes são chamadas de “esqueleto” da história e este esqueleto se escreve e reescreve na medida em que avançamos no relato.

Como finalizar a história?

O final é muito importante na história. Podemos defini-lo desde o princípio, se já temos ideia de como termina a ação. Às vezes, inclusive, o primeiro que imaginamos é o final. Neste caso, é preciso andar de trás para frente e reconstruir a história do final até o princípio. Não nos preocupemos se não tivermos ideia de como terminar porque, possivelmente, uma inspiração surgirá na medida em que avançar no relato.

O vídeo promocional do concurso informa ainda que: 1) se desenvolva uma idéia clara sobre a narrativa (explicável em poucas palavras); 2) se crie um conflito que se desenrola por meio de personagens e da ação dramática; 3) os personagens secundários devem ter uma relação de conflito com o personagem principal, pois é o conflito que gera a ação. Uma boa e resumida dica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...