A MobiComics se apresenta como "o novo jeito de ler seus quadrinhos".
Enviei algumas perguntas sobre a publicação de quadrinhos pelo MobiComics para o email: contato@mobian.com.br. As respostas vieram rápido, dia 05 de setembro, por Leandro Alves. Talvez o conteúdo das respostas sejam do interesse de outros autores independentes, daí a iniciativa em dividir a informação. Segue a conversa:
1- Gostaria de saber exatamente, e, se possível em detalhes, quais são os passos para se publicar quadrinhos no MobiComics?
Leandro Alves: Para publicar na MobiComics, você deve enviar uma prévia do trabalho para avaliação. O material da prévia deve conter o conteúdo completo da obra. Pode ser enviado em baixa qualidade, pois a finalidade é avaliar o conteúdo da obra. Sendo aprovada, enviamos um contrato para publicação da obra. Neste momento, solicitaremos o envio de cada uma das páginas em formato JPG, 72dpi em um temanho que se encaixe em 2048x2048 (1536x2048, por exemplo).
2- Gostaria de saber também se há alguma forma de remuneração por essa publicação de quadrinhos no MobiComics?
Leandro Alves: Sim. O autor da obra fica com 25% do preço de capa. A Apple fica com 30% (este valor é fixo para qualquer aplicativo ou conteúdo vendido na Apple Store) e a MobiComics fica com os 45% restantes.
3- Se houver, como funciona essa remuneração? Como é feita?
Leandro Alves: O autor recebe um login e senha para acompanhar as vendas. Sempre que o valor acumulado atingir R$100,00, fazemos um depósito na conta informada no contrato.
4- Gostaria de saber se há algum gênero sobre o qual vocês tenham preferência, ou se há algum gênero que não seja aceito?
Leandro Alves: Não temos preferência por nenhum gênero.
5- Gostaria de saber se há algum tipo de limitação ou censura?
Leandro Alves: Sim, pois a Apple tem a palavra final em questão de veto. Não podemos garantir que uma HQ que tenha nudez será publicada, por exemplo. Porém não quer dizer que a HQ será automaticamente reprovada.
6- Há algum critério para seleção dos trabalhos a serem publicados no MobiComics?
Leandro Alves: Sim, o comitê editorial avalia os quadrinhos com base no roteiro adequação ao gênero e qualidade gráfica.
7- Quem exatamente é o responsável pela publicação de quadrinhos no MobiComics? Quem é o editor? Quem seleciona os trabalhos a serem publicados?
Leandro Alves: Temos um comitê avaliador e nem sempre todos irão avaliar a obra. Normalmente a obra é avaliada por uma ou duas pessoas deste comitê.
8- Gostaria de saber se há algum tipo de contrato para publicação de quadrinhos no MobiComics?
Leandro Alves: Sim.
9 - Há algum prazo para a permanência dos quadrinhos no MobiComics?
Leandro Alves: Sim, o prazo é de 3 anos.
10 - É exigida exclusividade para publicação de quadrinhos no MobiComics?
Leandro Alves: Sim, porém só exigimos a exclusividade digital. Nada impede de você comercializar a sua HQ impressa.
11- Como o material deve ser enviado? 300dpi? JPG? TIFF? Há dimensões específicas para o material digital?
Leandro Alves: Cada página deve ser um JPG 72dpi que caiba no formato 2048x2048. Uma página A4, por exemplo, fica num formato próximo a 1536x2048.
12- Para onde o material deve ser enviado? Há um endereço para se enviar um CD contendo o material a ser publicado?
Leandro Alves: O material pode ser enviado zipado, por email. O email é contato@mobicomics.com.br Caso prefira enviar por CD, pode ser enviado para Avenida Francisco Deslandes, 971 sala 809 CEP 30310-530, Belo Horizonte, MG.
13- Em que línguas os quadrinhos são publicados?
Leandro Alves: Em qualquer língua, porém, atualmente, só publicamos na língua enviada pelo autor.
14- Havendo remuneração, o mesmo material em duas línguas diferentes aciona duas remunerações distintas?
Leandro Alves: Sim, a remuneração é por exemplar vendido, independente da língua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentários desastrosos serão apagados.