segunda-feira, 18 de outubro de 2021

O Homem-Aranha brasileiro de 1939

A Gazetinha foi um suplemento do jornal A Gazeta que circulou em São Paulo entre setembro de 1929 até março de 1940, antes de se tornar A Gazeta Juvenil. Os editores do suplemento apostavam em séries brasileiras como conteúdo exclusivo. Era um diferencial. Algumas das séries originais eram simples adaptações de romances como Os Três Mosqueteiros ou O Conde de Montes Cristo. Outras eram novelas com vilões terríveis, como O Homem-Elétrico, ou A Garra Cinzenta. Ocorre que algumas das séries estavam moldadas em conformidade com recém surgidos super-heróis norte-americanos.

Ainda que se tente evitar a discussão em torno do surgimento extemporâneo dos super-heróis brasileiros da revista O Tico-Tico, não há dúvida de que alguns dos personagens da Gazetinha estavam definitivamente dentro dos parâmetros definidos para o gênero. Em destaque, aqui, o Homem-Aranha da Gazetinha! Ele é Ogon II, o Rei deposto da raça dos homens-aranha, descritos como ágeis, que vivem em um local fantástico nos confins do Estado do Mato-Grosso.

Estão ali as luvas, cueca por cima das calças, e um símbolo estampado no peito. Ogon II não é um vilão, é o protagonista da aventura. Conduz a ação. Em certo momento, abre mão do seu direito para ajudar a salvar o repórter Edy e o Capitão X - um coadjuvante com identidade secreta. Ao grupo, se únem ainda um feiticeiro e uma poderosa mulher selvagem. Infelizmente a série não sobreveio ao fim da Gazetinha e restou incompleta após inaugurar uma aventura extraordiária com direito a dinossauros, foguetes, fugas, traições e batalhas.

Agradecimentos ao autor Rod Gonzalez pela informação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...