Novamente, vale a pena repetir: Não cabe aqui criar acusações de plágio revestidas do aspecto de denúncias escandalosas (isso além de ser um saco, não acrescenta nada) e nem denegrir a imagem dos personagens de quadrinhos mais famosos, e sim simplesmente seguir os rastros até trabalhos anteriores que podem ou não ter influenciado em maior ou menor grau os heróis atuais.
Então, qual é a relação que une o Daredevil da Marvel Comics ao Batman e ao Ozymadias, ambos da DC Comics?
Black Bat - criado em 1933
O pulp fiction chamado Black Bat Detective Mysteries, publicado entre 1933 e 1934, já trazia em seu título o nome do herói sombrio do interior de suas páginas. Black Bat é normalmente apontado como um predecessor direto do famoso morcegão do DC Comics, o Batman. Já tinha inclusive as estranhas barbatanas no antebraço e a capa com muitas pontas salientes, conforme observamos na imagem abaixo.
Barbatanas no antebraço e capa com pontas
Black Bat é Tony Quinn, que ficou cego após ser atingido por ácido. Quinn passa por uma cirurgia e então descobre que não só pode ver normalmente mas ainda pode ver perfeitamente na escuridão, além de receber uma audição muito nítida, uma sensibilidade maior do tato, e um sentido do olfato melhorado. Se agora você se lembrou do personagem Daredevil da Marvel comics, pode ter em mente que há mais influências para serem somadas ao herói.
Daredevil e Batman
Temos então o Batman e o Daredevil, personagens bem distintos, aparentemente ligados a um ancestral comum. A esta altura você está se perguntando, "está bem, essa eu já sabia... mas e o Ozymandias?" O nome do herói da série Watchmen foi batizado por um Alan Moore inspirado pelo poema “Ozymandias”. Escrito por Percy Shelley em 1818, este é um famoso poema da língua inglesa que foi inspirado em um outro poema da língua inglesa ainda mais antigo! Gostaria de conhece-los? Perdoem a tradução via Google Translate, realizada sem muito esforço.
Ozymandias de Shelley:
Eu encontrei um viajante de uma antiga terra
Que disse:—Duas imensas e destroncadas pernas de pedra
Erguem-se no deserto. Perto delas na areia
Meio enterrada, jaz uma viseira despedaçada, cuja fronte
E lábio enrugado e sorriso de frio comando
Dizem que seu escultor bem suas paixões leu
Que ainda sobrevivem, estampadas nessas coisas inertes,
A mão que os escarneceu e o coração que os alimentou.
E no pedestal aparecem estas palavras:
"Meu nome é Ozymandias, rei dos reis:
Contemplem as minhas obras, ó poderosos, e desesperai-vos!"
Nada mais resta: em redor a decadência
Daquele destroço colossal, sem limite e vazio
As areias solitárias e planas espalham-se para longe.
Ozymandias de Horace Smith:
Em silêncio areia de Egito, sozinha,
Está uma perna gigante, que de longe mostra
A única sombra que o Deserto conhece: -
"Eu sou grande Ozymandias," disse a pedra,
"O Rei dos Reis; esse poderoso espetáculos da cidade
"As maravilhas da minha mão." - a cidade se foi, -
Inútil mas a perna restante para divulgar
O lugar desta Babilônia esquecida.
Gostaríamos de saber, e alguns Hunter pode expressar
Pergunto como o nosso, quando thro 'deserto
Onde London pé, segurando o Lobo em chace,
Ele conhece algum fragmento enorme, e pára de adivinhar
O poderoso porém sem registro de corrida
Uma vez que habitavam naquele lugar aniquilada.
Dois poemas é muito para minha cabeça...
Não é novidade que o personagem Ozymandias (Watchmen) deriva de um personagem chamado Peter Cannon Thunderbolt, herói da Charlton Comics que foi criado em 1966. Mas parece que o mesmo é uma releitura de um outro personagem mais antigo chamado Daredevil, que não é o mesmo Daredevil da Marvel Comics.
Daredevil O original de 1940
O tal Daredevil original era da editora Lev Gleason, e perdeu sua revista para um bando de ajudantes mirins, depois perdeu o traje (com algumas alterações) para o Peter Cannon Thunderbolt, e finalmente perdeu o próprio nome para o demônio da Marvel.
Peter Cannon Thunderbolt ganhou calças!
Além dos nomes, os personagens da Lev Gleason e Marvel Comics também coincidem na existência de um primeiro uniforme amarelo, e o arremesso de um artefato que retorna as mãos. São os respectivos bumerangue e bastão.
Silver Streak Comics nº06 e Daredevil nº01
O Daredevil de 1940 caiu em domínio público e agora ele reaparece com nome Devil na série Project Super Powers, revitalizado por Alex Ross e publicado pela Dynamite. Já o Daredevil da Marvel vai que vai, comemorando 50 anos do “Homem Sem Medo”! O Peter Cannon Thunderbolt andou um tempo na DC, mas teve seus direitos revertidos para seu criador. Já o Ozymandias não dá essa sorte...
AQB (AÇÃO DOS QUADRINHOS BRASILEIROS)
ResponderExcluirA AQB (AÇÃO DOS QUADRINHOS BRASILEIROS) É UMA ORGANIZAÇÃO QUE DIVULGA A HISTÓRIA DOS QUADRINHOS BRASILEIROS, QUESTIONANDO A MEMÓRIA HISTÓRICA DAS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS MUNDIAL, ABRINDO OS OLHOS DO PÚBLICO PARA O PIONEIRISMO DOS NOSSOS ARTISTAS E DAS CRIAÇÕES BRASILEIRAS, MOSTRANDO DATAS QUE COMPROVAM A EXISTÊNCIA DE PLÁGIOS INTERNACIONAIS PRATICADOS SISTEMATICAMENTE CONTRA A CULTURA NACIONAL!
O BRASIL É O CELEIRO DAS HQS MUNDIAIS E CRIADOR DO GÊNERO SUPER-HERÓI!
O NOME "DAREDEVIL" OU O DEMOLIDOR É PLÁGIO DO "AUDAZ,O DEMOLIDOR" DE 1938, O PRIMEIRO HERÓI ROBÔ PROTAGONISTA DE HQ DO MUNDO!
"BATMAN" É PLÁGIO DO HOMEM-MORCEGO DE OSVALDO STORNI,UM INIMIGO DO HERÓI BRASILEIRO SPOT DE 1937.
AQB (AÇÃO DOS QUADRINHOS BRASILEIROS)
NACIONALISMO E ATIVISMO ATRAVÉS DOS QUADRINHOS!