terça-feira, 24 de abril de 2012

Homem-Aranha Mexicano


A editora La Prensa já publicava "El sorprendente hombre Araña" desde 1963, quando percebeu a necessidade de criar suas próprias HQs com personagens da Marvel. Durante o início da década de 70 a popularidade do Araña era tanta que a publicação já atendia a uma demanda semanal.

No total foram 44 exemplares inteiramente produzidos no México, conhecidas como “histórias apócrifas”. Há uma controvérsia envolvendo a permissão da Marvel Comics para o material publicado, que conta com o roteiro atribuído para Raúl Martinez e a arte para o ilustrador José Luis Gonzáles Durán.


Jim Shooter teria afirmado que a Marvel ignorou completamente a existência dessas histórias mexicanas e que a editora americana nunca permitiu que elas fossem publicadas. No entanto, José Luis Durán haveria afirmado ter na época viajado aos EUA para que seu material fosse aprovado pela “Casa das Idéias”. Assim, a produção teve início no número 123 da revista mexicana e foi prosseguindo alternando-se, de maneira irregular, até o fim da série com o material norte americano disponível.

A publicação terminou em 1973, atingindo até o número 185. A Editorial La Prensa teria parado sua produção por dificuldades econômicas relacionadas com a crise do petróleo daqueles dias, e consequentemente perderam a licença para continuar a publicar material da Marvel.


A sexualidade das figuras femininas se destaca em meio a situações estranhas que quebram com a familiaridade da estética e da narrativa, comum ao padrão da Marvel Comics do período, ao ponto de alguns fãs hispânicos sentiram-se incomodados por não terem as histórias mexicanas relação com o material original da Marvel a que estavam acostumados até então.

É até compreensível que os leitores da época estranhassem mesmo a quebra da continuidade, mas atualmente o material tem um valor renovado entre colecionadores pela peculiaridade e audácia em sua produção.


Já conhecia? Comente!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...