quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Colonização Cultural x Liberdade Criativa


Bigorna suspende atividades
por Marcio Baraldi em 29/05/2011
 “Você, brasileiro talentoso, desenha os personagens dos americanos, recebe um  salário por isso, e depois eles exportam esses personagens para o Brasil, onde arrecadam milhares de vezes mais do que o valor do seu salário. Esse é o mecanismo de uma colonização cultural e econômica que já dura séculos (no caso dos quadrinhos, décadas) e contra a qual o brasileiro não se esforça minimamente para lutar.”

Comentário
por Emir Ribeiro em 2/11/2011
“Apesar das dificuldades, fico muitíssimo mais realizado em fazer o trabalho autoral, para um público que o aprecia, ao invés do ótimo pagamento recebido para desenhar os tradicionais e poderosos super-heróis estadunidenses. Desenhá-los nunca foi minha meta, mas, foi uma forma de ficar mais conhecido e ganhar um bom dinheiro. Mas, trabalhar para as Marvel, DC e Images da vida não dava a liberdade de criar personagens, bolar histórias e nem inovar ou ousar. Não passava de um ilustrador/arte-finalista.
No trabalho autoral, sou um quadrinhista completo, com liberdade irrestrita, sem editor chato para ficar dando pitaco ou querendo que eu faça a Velta com peitos gigantescos de vaca leiteira.
Enfim, o dinheiro é bom, mas, a realização profissional é ainda melhor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...