sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Síndrome Franboesa de Ouro

Em mensagem divulgada através do seu Boletim nº 8, o site Guia dos Quadrinhos anúncia seu interesse pelo mau gosto. Sob disfarce de premiação popular o site dedicado a divulgação de capas de gibis publicados no Brasil pretende achincalhar lançamentos de baixa popularidade desvirtuando-se do objetivo inicial do site, que era de catalogar todos os quadrinhos que foram publicados no Brasil e formar um banco de dados conexo.

Este tipo de homenagem as avessas ficou popular através do Framboesa de Ouro (Razzie Awards), que, segundo definição do wikipedia.org, "é um prêmio cinematográfico, paródia do Oscar, que premia só os piores filmes produzidos ao longo de um ano. Atualmente é escolhido por internautas."

Que se faça uma versão antagônica, uma paródia das premiações de quadrinhos, não vejo problema. Minha crítica para esta iniciativa é que aparentemente não estão sabendo diferenciar a eleição de lançamentos pretendida com a depreciação do trabalho alheio por meio do escárnio. São duas coisas diferentes. Ou se faz uma boa promoção dos melhores do ano, ou se faz a sátira. Os dois ao mesmo tempo apenas aponta para falta de critério dos organizadores.

Segue abaixo o texto na íntegra do Boletim Guia dos Quadrinhos nº 8:

"Todos os anos diversas listas são publicadas com os melhores gibis publicados no ano anterior. Na maioria das vezes, essas votações são feitas por jornalistas ou profissionais da área.

Pensando nisso, o Guia dos Quadrinhos vai elaborar uma lista feita por você, leitor e colecionador de quadrinhos. Além de eleger as melhores revistas, vamos também escolher as piores edições de 2010. Afinal, dos mais de 600 títulos publicados no ano passado, com certeza, você deve ter lido alguma coisa que não te agradou.

A votação ficará no ar até 6 de fevereiro e no dia 16 sairá o resultado. Para votar, basta entrar com seu login e senha nesta página:
http://www.guiadosquadrinhos.com/votacao2010.aspx

Os títulos estão separados em 23 gêneros. Serão eleitos os melhores e os piores de cada gênero. Os votos podem ser alterados até o último dia da votação, caso mude de ideia. Não deixe de participar.

Outra novidade no site é a participação de Maurício Muniz com textos para o GdQ. Para quem não conhecer, Maurício foi colunista da revista Wizard, na editora Globo. No momento é articulista na revista Mundo dos Super-Heróis e edita os álbuns da Gal Editora, como Fracasso de Público, Filósofos em Ação e O Que Aconteceu ao Homem Mais Rápido do Mundo.

Toda semana teremos um novo texto sobre o universo dos gibis e afins. Na sua estreia, Maurício fala sobre o que esperar dos quadrinhos e do cinema em 2011. Leia aqui e não deixe de comentar:
http://www.guiadosquadrinhos.com/blog/post/2011/01/18/2011-Um-ano-nos-quadrinhos.aspx
Muitas coisas ainda estão por vir este ano. Aguarde.

Edson Diogo
www.guiadosquadrinhos.com"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...