quinta-feira, 26 de janeiro de 2023

Avenging Shadow – o primeiro super-herói dos EUA

Por Gabriel Rocha – 26/01/23

Não é possível mais sustentar a versão de que o Superman de 1938 seja realmente um marco inicial para o gênero dos super-heróis nos EUA e para o mundo. Muitos personagens revindicam o fato, no entanto existe um personagem que se destaca como característico e não recebe a atenção devida: é o Avenging Shadow.

Admitindo o conceito que o gênero dos super-heróis é um subgênero da ficção científica, e que adota como características intrínsecas a identidade secreta, o alter ego, o superpoder, e o altruísmo heroico, o Avenging Shadow é, sem sombra de dúvidas, o verdadeiro primeiro super-herói dos Estados Unidos.

Para combater a Rainha Feiticeira Azura, o conquistador Flash Gordon ganha o superpoder da invisibilidade. Se auto-intitula “Avenging Shadow” (traduzido como Sombra Vingativa no Brasil), para manter oculta sua identidade como Flash Gordon. A ação gira em torno do herói ir resgatar seu fiel amigo Khan – o capitão dos homens-falcão, cativo pela rainha feiticeira.

Criado por Alex Raymond em 1935, e publicado em 11 de agosto do mesmo ano, o Avenging Shadow possui o poder da invisibilidade. Apenas uma sombra projetada de si mesmo denuncia sua posição. A invisibilidade é temporária e depende de uma máquina elétrica para lhe dar carga aos poderes. O avançado maquinário é criação de seu amigo cientista, Dr. Hans Zarkov, e usa, em parte, tecnologia alienígena.

O Avenging Shadow teve vida curta. Logo seus inimigos descobrem sua identidade secreta e a máquina de luz que lhe confere superpoder é esquecida. No entanto, o fato é recorrente nas séries derivadas dos quadrinhos de Flash Gordon.

No rádio, o episódio Flash The Avenging Shadow, transmitido ainda em 17 de agosto de 1935, destaca o personagem no título. A invisibilidade retorna na série cinematográfica de 1936, vivida por Buster Crabb, no episódio In the Claws of the Tigron. Os poderes como uma sombra viva estão presentes também nos episódios King Flash e Tournament of Death do desenho animado para a TV, de 1979, The Adventures of Flash Gordon.

É impossível negar que o personagem Flash Gordon pertença ao gênero dos super-heróis, pois tanto sua versão original nos quadrinhos do seu criador, Alex Raymond, quanto nas versões derivadas para o rádio, cinema e a TV replicam essa característica de maneira a consolidar o personagem como detentor de verdadeiros superpoderes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...