terça-feira, 5 de janeiro de 2016

CBR ou CBZ? Qual a diferença?

Ambos são arquivos compactados, como RAR ou ZIP, mas depois a extensão é renomeada para CBR ou CBZ. Nada demais. O formato de compressão RAR é tido como melhor, deixaria os arquivos menores. Mas o ZIP é código aberto, e permite mais possibilidades de alterar o arquivo - caso precise editar - pois existem mais programas para fazê-lo. Já o RAR praticamente te restringe ao uso do WinRAR, já que mantém o código fechado.

O CBR indicaria que o arquivo foi gerado pela compressão RAR, e o CBZ teria sido gerado por compressão ZIP. Só que se trocar as letras finais, o arquivo continua bom para os programas de leitura de quadrinhos!

Possuo preferência por estes formatos (CBR ou CBZ) ao PDF. Para você criar sua HQ digital é simples, basta ter sua HQ numa pasta, com os arquivos numerados em ordem, clicar com botão direito do mouse > escolher ENVIAR PARA > escolher PASTA COMPACTADA, e renomear o arquivo ZIP gerado para a extensão CBZ. Ou, clicar com botão direito sobre a pasta com sua HQ, escolher AD TO "nome da sua pasta.rar", e depois renomear a extensão para CBR. Depois é só disponibilizar seu fanzine ou publicação independente para download e tudo pronto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...