domingo, 29 de dezembro de 2013

O fim do Terra Fotolog - e o resgate de antigas postagens sobre a criação do Lagarto Negro

Final de 2013 chegando para encerrar um período marcado pela confraternização entre fanzineiros e produtores independentes por meio da ferramenta virtual do Terra Fotolog. A partir do dia 30 de dezembro de 2013 todos os conteúdos ficarão indisponíveis, informa a fornecedora do serviço.

Resolvi criar esta página, aqui no blog, como forma de resgatar o material postado no Terra Fotolog pertinente ao processo de criação do personagem Lagarto Negro. Seguem revisadas as postagens dos dias: 03/01/2007; 14/01/2007; 21/01/2007; 12/09/2009; 24/09/2009; e 26/09/2009.


Metatron - o desenho é de 1995, na época estava curtindo uma onda IMAGE COMICS!

Metatron foi projetado com a intenção de se apresentar um genérico de super-herói, mas com histórias ambientadas no Brasil. Sua fonte de poder eram os braceletes vindos do espaço, que funcionavam como uma bateria energética, conferindo ao herói capacidade de voar, uma relativa invulnerabilidade, e lançar fortes rajadas de energia pelas mãos (conceito beeeeem original). ;P

O fanzine teve uma tiragem inicial de 3.000 exemplares, custeados por anunciantes e distribuídos gratuitamente. Na época ouvi muitas críticas, diziam ser inconcebível a existência de um super-herói brasileiro, pois soava falso... “Nos EUA tudo bem, mas no Brasil fica estranho” - disseram - “Super-herói brasileiro não pode ter super poderes”. Tudo bem, criei depois o Lagarto Negro, um novo Metatron ajustado ao gosto desses leitores.



Metatron e "Anjo" Negro

O primeiro desenho acima, meio amarelado, apresenta uma evolução do Metatron. Foi feito em 1997, com o objetivo de renovar o personagem. Deixou de ter aquela cara de Booster Gold do desenho anterior e ganhou muitas das características visuais que depois aproveitei para o Lagarto Negro.

O segundo desenho já é de 1998. O personagem é o Anjo Negro. Sem poderes, armado e com as algumas características visuais do Metatron de 1997. Reparem que ele já é quase o Lagarto Negro... a máscara do Lagarto já aparece no canto inferior desta segunda imagem.



Finalmente o Anjo Negro se tornou um lagarto!

Lagarto Negro ganha aqui sua 1ª versão! O personagem Anjo Negro da postagem anterior, ganha uma nova máscara, em seguida sai a estrela no peito e entra novo símbolo e a arma de fogo cede lugar ao nunchaku. Assim nasceu o Lagarto Negro em sua primeira concepção original! Os desenhos são de 1998.

Esta ilustração revela também o porquê da troca de Anjo Negro para Lagarto Negro. :)



A capa de IMPACTO Fabricado no Brasil nº01 trazia um uniforme vermelho e amarelo para o Lagarto Negro.

Revirei antigos arquivos e encontrei os estudos de cores que vemos acima. Acho que esses estudos de cores para o Metatron são de 1996, mas não posso confirmar. Nem sabia usar computador nessa época! Usei um guache, ou algo assim, sobre fotocópias de um mesmo desenho. Mais tarde, em 2000, esses estudos foram repassados ao Fabio, que coloriu as capas da revista IMPACTO Fabricado no Brasil nº01 e 02.

A cor vermelha e a amarela foram escolhidas para pintar o Lagarto Negro na primeira edição. No tempo entre a primeira e a segunda edição assisti um programa na TV que abordava o assunto camuflagem. O programa falava que camuflagem urbana se faz com tons de cinza. Aí conversei com o Fabio, que fez as alterações para a capa da segunda edição, conforme minhas novas orientações. Esta é a razão pelo qual o personagem primeiro apareceu em cores vivas e depois permaneceu acinzentado.

Infelizmente, por ignorância ou má fé, o personagem foi atribuído como "cópia do Scarlet Spider"... Os personagens são tão distintos que dificilmente confundiriam alguém. Nem preciso dizer que são diferentes o nome, os poderes, o traje, a história de fundo, a personalidade, e a missão dos personagens quando foram comparados. As pessoas deviam ter mais cuidado antes de escrever tolices para tentar se fazer passar por entendedores.

Achava que esses desenhos acima estavam perdidos! Hoje eu não aprovaria nenhuma das escolhas de cor da época! Prefiro o Metatron como fiz na imagem abaixo!! :)



Mestre das Proezas, Morte Humana e Metatron.

A arte acima é uma montagem com desenhos de Fred, Fabiano Haussman e Gabriel Rocha, para o fanzine IMPACTO - que antecedeu a revista IMPACTO Fabricado no Brasil. Bons tempos! Eu mal sabia o que era um fanzine! A publicação era mais um mini-tabloide de bairro que um fanzine. Os heróis esquecidos acima, circularam nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, entre 1994 e 1995.



Vingador Mascarado - criação do Sebastião Seabra para o Almanaque Phenix Superação nº02, de 1991.

O meu exemplar de Almanaque Phenix Superação nº02 está caindo aos pedaços, pois o papel jornal oxidou e contaminou a capa que está quebradiça. Mesmo assim guardo com carinho na minha coleção, pois considero o Vingador Mascarado como uma influência para criação do Lagarto Negro, pois depois de ler sua HQ comecei a imaginar que era viável criação de heróis nacionais!

E com esta encerramos o resgate de antigas postagens sobre a criação do Lagarto Negro, publicadas no Terra Fotolog ao longo dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...