quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Antes dos Vingadores...

Curioso do processo criativo de formação dos personagens de grande popularidade, e seguindo os rastros até as gerações anteriores, pode-se observar uma trajetória que aponta para o somatório de influências que resultam no paradigma de sucesso.

Vale repetir: Não cabe aqui criar acusações de plágio revestidas do aspecto de denúncias escandalosas (isso além de ser um saco, não acrescenta nada) e nem denegrir a imagem dos personagens de quadrinhos mais famosos, e sim simplesmente seguir os rastros até trabalhos anteriores que podem ou não ter influenciado em maior ou menor grau os heróis atuais.

Capitão América, Thor e Homem-de-Ferro formam o núcleo central dos Vingadores da Marvel em uma receita de sucesso que chegou até ao cinema. Você estranharia ver outro trio reunido em seu lugar?

The Shield, ou Escudo como foi publicado no Brasil, surgiu em janeiro de 1940 nas páginas da revista Pep Comics número 1. Escrito por Harry Shorten e desenhado por Irv Novick, the Shield é considerado o primeiro super-herói com a temática do patriotismo norte-americano. Seu derivado direto, o Capitão América, só apareceria um ano mais tarde. A editora MJL, detentora dos direitos do the Shield na época, logo reclamou que o Capitão América empunhava um escudo muito semelhante ao próprio uniforme do the Shield. Joe Simon e Jack Kirby tiveram que dar nova forma ao escudo do Capitão América para o segundo número da revista, garantindo sua popularidade até os dias de hoje.


Escudos patrióticos - clique na imagem para ampliar

Bozo, the Iron Man, é um robô criado por um cientista doido para cometer crimes. Mas o detetive Hugh Hazzard (no Brasil: Ugo Miller) desativa o robô e decide utilizá-lo como armadura no combate ao crime. Criado por George Brenner, o personagem apareceu pela primeira vez na revista Smash Comics número 1, em agosto de 1939.


Tecnologia de primeira - clique na imagem para ampliar

Há quem diga que trata-se de um precursor do Homem-de-Ferro da Marvel, que surgiu apenas em 1963 e vem evoluindo desde então. Já o Bozo, depois de apodrecer pelos cantos, acabou despedaçado.


Bozo apodrecendo pelos cantos - clique na imagem para ampliar


Bozo sendo despedaçado - clique na imagem para ampliar

Thor, God of Thunder, personagem que surgiu nas páginas da revista Weird Comics número 1 em abril de 1940, editado pela Fox Comics. Grant Farrell é um mortal que recebe os poderes do deus do trovão, mas o personagem vai sofrendo modificações até estar totalmente descaracterizado até a quinta edição. Mas não é o único Thor a preceder ao da Marvel. O Sandman original enfrenta um Thor em 1942, já no traço de Kirby (que criou pelo menos 4 versões do Thor ao longo do tempo). Este retoma o personagem em 1957, repaginado para uma curta história de aventura e terror, agora com o martelo muito parecido com o da Marvel.


Thor por Jack Kirby, em duas versões - clique na imagem para ampliar

Batman enfrenta um Thor em 1959, que é capaz de arremessar o martelo e vê-lo retornar as suas mãos. Capitão Marvel e Príncipe Viking também esbarram com Thor em suas versões próprias. Mas nenhum deles conseguiu ser tão popular quanto o da Marvel, que surgiu em 1963.


Thor de 1940 e Thor contra Batman - clique na imagem para ampliar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...