segunda-feira, 7 de maio de 2012

Relato sobre quadrinhos no México

Segue uma livre tradução de trechos do texto encontrado originalmente em: http://www.henryjenkins.org/2007/05/ghetto_libretto.html; escrito por Henry Jenkins em maio de 2007. O autor fala de sua experiência com quadrinhos mexicanos, revelando certa segregação cultural que pode ser ainda mais interessante que a própria realidade editorial brasileira. Os Sensacionales são curiosos por sua variedade de títulos e por atingirem altas tiragens - ainda que segregados. Vale a pena estudar mais sobre o tema.

"Libretos Gueto (ou "sensacionales" como são conhecidos no México) são lidos apenas pela classe operária mexicana."
(...)
"...o reino dos Libretos Gueto é provavelmente um grande negócio, pois existem zilhões de títulos diferentes que são impressos em tiragens de 200 mil exemplares a cada semana."
(...)
"Os Libretto Ghetto são distribuídos semanalmente através das bancas de jornal mexicanas e se destacam por seu pequeno formato, forma barata de entretenimento para a classe operária do sexo masculino mexicana. Alguns deles são destinados para o leitor do sexo feminino, e focam mais o melodrama do que as representações de sexo. Hoje, ocorre que os únicos quadrinhos disponíveis no México para as crianças são os comic books importados do norte. Não costumava ser assim."
(...)
"A principal diferença dos Librettos Ghettos com outras expressões da cultura popular mexicana é a experiência de segregação. Isto tem início a partir do fato de que os comic books, em geral, já são um meio segregado no México. Eles são algo do qual as pessoas não demonstram estar orgulhosas de ler."
(...)
"Os Libretto Ghetto incorporam quase todos os problemas sociais que você pode pensar, mas de uma forma muito superficial, não oferecendo nenhuma sugestão para a possibilidade de realmente lidar com eles. Corrupção institucional, a violência doméstica, a segregação social, e exploração de mulheres são temas expostos como dispositivos de roteiro que justificam os comportamentos erráticos de seus personagens. Talvez a razão, pela qual os Libretto Ghetto são rejeitados pelo resto da sociedade mexicana, pode ser explicada pelo fato de seus heróis representarem as pessoas que ninguém quer ser: crianças de rua, prostitutas, camponeses, funcionários, taxistas, policiais e pessoas da classe operária."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...