domingo, 2 de janeiro de 2011

Comentário sobre o "atraso" brasileiro

Entrevistas: Quadrinista OFELIANO DE ALMEIDA
por José Carlos Neves
http://www.alanmooresenhordocaos.hpg.ig.com.br/entrevistas184.htm

“Os grandes centros publicam quadrinhos para dominar o mundo, nós os traduzimos para sermos dominados. Sinceramente, não vejo atraso no Brasil: a qualidade gráfica é das melhores e temos produção e artistas que se colocam com destaque em qualquer parte. As HQs de Maurício de Souza são 10. O XAXADO do Cedráz conquistou alto nível. Os mangás de Marcelo Cassaro só são fracos porque se melhorar de qualidade seu público deixa de comprar. COMBO RANGER é fenômeno de visitação no site. O APOSENTADO, de Silvério, tem uma legião de fãs há 16 anos. A revista carioca MOSH mal surgiu e está causando polêmica e apontando caminhos. A pobreza fica por conta das tristes tentativas de vender pastiches de personagens que já conquistaram antes o mercado. Coisa de colônia, vício de gente perdida. Mas volta e meia vemos lançamentos fortes, como QUEBRA-QUEIXO, SANGUE BÃO ou mesmo LEÃO NEGRO.

O problema é o despreparo das grandes editoras, que se negam a investir na formação de equipes de produção, como o fazem as estrangeiras. Nossas editoras se acomodam no sucesso fácil, só publicando o que já fez sucesso lá fora, já tem mídia feita, merchandising e tudo. Os japoneses fornecem os desenhos animados de graça às nossas emissoras, pois fortalecerão a venda de produtos do personagem/marca. No GLOBO, recebíamos um salário mínimo e meio para entregar 30 tiras/mês, nem sei como conseguíamos, só muita paixão mesmo. Na França, na Bélgica, no Japão, nos EUA faz-se HQ para dominar o mundo, no Brasil reduplica-se a dominação. A evasão de talentos é frequënte, desde Gerônimo Monteiro e André Leblanc, passando por Sérgio Macedo, Leo e Deodato Filho, até o caso recente do premiadíssimo Marcelo Gaú. Osamu Tezuka, de passagem no Rio, 1985, ficou impressionado com a diversidade de estilos e a qualidade nos desenhos.”

Um comentário:

  1. Olá

    Fiz uma mudança recente de blog e estou passando para avisar o novo endereço. Como vc já estava seguindo o blog antigo, venho solicitar que gentilmente siga o novo também. Obrigado e desculpe o transtorno.

    Abraços

    http://umpixell.blogspot.com

    ResponderExcluir

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...