terça-feira, 3 de agosto de 2010

Recortes e desabafo

Quem sabe ler?
Por Maldoror em 16/4/2007
http://www.overmundo.com.br/overblog/quem-sabe-ler
“Argentina, Uruguai e Chile, por exemplo, consomem, proporcionalmente, mais livros e jornais que os brasileiros. Uma comparação com esses países pode ser útil para encontrar pistas sobre as origens da falta de leitura no Brasil, mais do que analogias com outras realidades ainda mais distantes, tanto geográfica quanto culturalmente, da nossa.
[...]
Segundo o Anuário Editorial Brasileiro, do Grupo Editorial Cone Sul, o Brasil inteiro, onde vivem cerca de 170 milhões de pessoas, tem apenas 2008 livrarias, o que dá, em média, um estabelecimento para cada 84,4 mil brasileiros! Uma única cidade européia, Paris, tem duas mil livrarias. A Argentina, antes da crise, tinha mais de 950 livrarias (para uma população de 37 milhões de habitantes). Em dois anos, a crise fez fechar 250 desses estabelecimentos. No Brasil, muitas cidades, inclusive no Rio Grande do Sul, não possuem uma livraria sequer. A Câmara Rio-Grandense do Livro e o Clube dos Editores divulgaram há três meses que 75% das cidades gaúchas não têm pontos de venda de livros. A situação é ainda pior em estados do Norte e Centro-Oeste. Roraima, Tocantins e Amapá têm, cada um, apenas duas livrarias em seus vastos territórios. Na Região Norte do Brasil, há apenas uma livraria para cada 215,3 mil habitantes. Sul e Sudeste estão um pouco melhores. Na Sudeste, a média é de uma livraria para cada 64,2 mil pessoas, enquanto que, na Sul, a média é de uma livraria para cada 56,7 mil habitantes.”

Tentei comprar o album El Eternauta, com umas 350 páginas ao preço de 40 pesos argentinos, que valem menos de 18 reais. Um bom preço! Mas devido às condições de pagamento, via Western Union, e valor dos correios, a compra fica impraticável.

Western Union promete a facilidade de você efetuar depósito em reais no Banco do Brasil e a pessoa receber em pesos na Argentina. Mas no Banco do Brasil me informaram que a brincadeira custa vinte dólares + 1% do valor da operação.

O resultado final foi a minha compra de 17 reais se transformar em um tormento de 40 pesos (18 reais) + 100 pesos (45 reais) + $20,00 (35 reais) + incerteza em relação a entrega (caguei para os 1%). O risco ficou muito alto.

Saiba mais sobre El Eternauta em:
http://impulsohq.com/realidade-alternativa/las-historietas-el-eternauta-parte-1/#more-13992

Divirtam-se com El Eternauta dando um zocotroco nos heróis Marvel!
http://www.psicofxp.com/forums/comics-y-animacion.35/592484-batman-vs-eternauta-grand-finale-grand.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários desastrosos serão apagados.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...